JBr.

    China investiga dumping em importações de aço de UE, Japão e Coreia do Sul


    O Ministério do Comércio da China afirmou nesta segunda-feira que lançou uma investigação para verificar a ocorrência de um suposto dumping nas importações de aço inoxidável da União Europeia, do Japão, da Coreia do Sul e da Indonésia. O...

    O Ministério do Comércio da China afirmou nesta segunda-feira que lançou uma investigação para verificar a ocorrência de um suposto dumping nas importações de aço inoxidável da União Europeia, do Japão, da Coreia do Sul e da Indonésia.

    O governo chinês disse que a investigação é voltada para tarugos de aço inoxidável e chapas de aço laminadas a quente de oito produtores estrangeiros e doze importadores domésticos. Os produtos são usados em sua maioria para a fabricação de contêineres, vagões de trem e partes de automóveis.

    A investigação ocorre após uma queixa apresentada pela Shanxi Taigang Stainless Steel, que é apoiada por várias companhias estatais do setor de aço, entre elas subsidiárias da Baosteel e da Ansteel, informou o Ministério do Comércio. Fonte: Dow Jones Newswires.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post China investiga dumping em importações de aço de UE, Japão e Coreia do Sul appeared first on JBr..

    Duas pessoas ficam feridas em capotagem na DF-001


    Duas pessoas ficaram feridas durante uma capotagem, na noite deste domingo (22), na DF-001, sentido Recanto das Emas. Uma das vítimas foi encaminhada ao Hospital Regional do Gama (HRG) em estado grave de saúde. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o...

    Duas pessoas ficaram feridas durante uma capotagem, na noite deste domingo (22), na DF-001, sentido Recanto das Emas. Uma das vítimas foi encaminhada ao Hospital Regional do Gama (HRG) em estado grave de saúde.

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, o carro capotou após o motorista, de 36 anos, perder o controle do veículo. Rafael Santos Martins foi transportado ao HRG com traumatismo cranioencefálico, lesão na cabeça e inconsciente. O passageiro Alessandro Martins dos Santos, de 40 anos, apresentava lesão no couro cabeludo. Ele foi levado ao hospital consciente e orientado.

    O automóvel parou no canteiro central da via e não gerou impacto no trânsito, segundo a corporação.

    The post Duas pessoas ficam feridas em capotagem na DF-001 appeared first on JBr..

    Marun tenta se explicar após chamar Ciro Gomes de “débil mental”


    Após ter chamado o candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, de “débil mental” em um grupo de WhatsApp, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, divulgou nota na noite deste domingo, 22, afirmando que não teria usado...

    Após ter chamado o candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, de “débil mental” em um grupo de WhatsApp, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, divulgou nota na noite deste domingo, 22, afirmando que não teria usado a expressão se soubesse que ela viria a público. Segundo o ministro, a mensagem a parlamentares do MDB e ao pré-candidato do partido, Henrique Meirelles, tratava de posições pessoais que ele deseja discutir com o partido.

    “Admito que se soubesse que as mesmas se tornariam públicas não teria utilizado o termo ‘débil mental’ em relação ao Sr. Ciro Gomes, por reconhecer que, independentemente de minhas posições pessoais, um candidato a presidente da República deve ser publicamente tratado com o maior respeito”, afirmou Marun.

    A nota de Marun não comenta outros trechos polêmicos da mensagem. Entre outras propostas, o ministro de Michel Temer defendeu uma forma de “leniência” ao caixa dois praticado em eleições passadas e a fixação de mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Marun sugeriu a criação de uma corte constitucional para “dirimir conflitos” entre o STF e a Constituição, um conselho superior para controle externo das polícias e ainda avançou sobre a área social, ao recomendar o fim da gratuidade total aos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Marun tenta se explicar após chamar Ciro Gomes de “débil mental” appeared first on JBr..

    Veja os candidatos a presidente definidos nas convenções partidárias


    No primeiro fim de semana de convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram cinco candidatos a presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Rabello de Castro (PSC) e Vera Lúcia (PSTU). As...

    No primeiro fim de semana de convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram cinco candidatos a presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Rabello de Castro (PSC) e Vera Lúcia (PSTU). As convenções têm de ser realizadas até 5 de agosto, e o prazo para pedir o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral encerra-se em 15 de agosto.

    A lei eleitoral permite, a partir da homologação das convenções, a formalização de contratos para instalação física e virtual dos comitês dos candidatos e dos partidos. O pagamento de despesas, porém, só pode ser feito após a obtenção do CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

    Segundo o calendário das eleições de 2018, a partir de quarta-feira (25), a Justiça Eleitoral poderá encaminhar à Secretaria da Receita Federal os pedidos para inscrição de candidatos no CNPJ. A partir dessa data, os partidos políticos e os candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral, para divulgação na internet, os dados de arrecadação para financiamento da campanha eleitoral, observado o prazo de 72 horas após o recebimento dos recursos.

    Nas convenções nacionais, o PSL, o PDT e o PSC não escolheram os candidatos a vice. Caberá à direção nacional do PDT articular as alianças para o primeiro turno das eleições e o vice de Ciro Gomes. O PSC vai buscar um vice que agregue apoios, mas o candidato demonstrou disposição de ter uma mulher na sua chapa. No PSL, o nome forte para compor a chapa de Bolsonaro é o da advogada Janaina Paschoal, que participou da convenção ao lado do candidato a presidente.

    O PSOL formou uma chapa puro sangue: Sônia Guajajara será a candidata a vice de Boulos. O partido, no entanto, disputará as eleições de outubro coligado com o PCB, que realizou convenção na última sexta-feira e aprovou a aliança. O PSTU optou por não fazer coligações. O vice de Vera Lúcia será Hertz Dias.

    O PMN e o Avante realizaram ontem convenções nacionais e decidiram não lançar candidatos a Presidência da República. Na convenção, o Avante decidiu dar prioridade à eleição de deputados federais: terá uma chapa com cerca de 80 nomes e pretende eleger pelo menos cinco. O Avante não definiu se apoiará algum candidato a presidente no primeiro turno. O PMN decidiu dar apoio a nenhuma chapa nas eleições presidenciais.

    No próximo sábado (28), devem reunir-se SD, PTB, PV, PSD e DC.

    The post Veja os candidatos a presidente definidos nas convenções partidárias appeared first on JBr..

    EUA: Trump volta a minimizar comoção sobre interferência russa em eleição


    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a se referir à comoção sobre a interferência da Rússia na eleição norte-americana como “uma grande farsa”. Em uma mensagem publicada em sua conta no Twitter neste domingo, o presidente...

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a se referir à comoção sobre a interferência da Rússia na eleição norte-americana como “uma grande farsa”. Em uma mensagem publicada em sua conta no Twitter neste domingo, o presidente minimizou o significado da interferência e da investigação dos EUA sobre as ações da Rússia.

    Trump passou dias tentando tranquilizar o país de que aceita que a Rússia interferiu na eleição de 2016 após ter enfraquecido publicamente o papel das agências de inteligência dos EUA em entrevista coletiva ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Mas, neste domingo, Trump lançou dúvidas mais uma vez sobre o assunto. “Então o presidente Obama sabia sobre a Rússia antes da eleição”, disse Trump no Twitter. “Por que ele não fez algo sobre isso? Porque é tudo um grande farsa, essa é a razão.” Fonte: Associated Press.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post EUA: Trump volta a minimizar comoção sobre interferência russa em eleição appeared first on JBr..

    Tesla pede a fornecedores dinheiro de volta para ajudá-la a se tornar rentável


    A Tesla pediu a alguns fornecedores que reembolsassem uma parte do que a empresa de carros elétricos gastou anteriormente, um apelo que reflete a urgência da montadora em sustentar as operações durante um período crítico de produção. A companhia...

    A Tesla pediu a alguns fornecedores que reembolsassem uma parte do que a empresa de carros elétricos gastou anteriormente, um apelo que reflete a urgência da montadora em sustentar as operações durante um período crítico de produção.

    A companhia de carros elétricos do Vale do Silício está pedindo a seus fornecedores dinheiro de volta para ajudá-la a se tornar rentável, de acordo com um memorando obtido pelo The Wall Street Journal que foi enviado a um fornecedor na semana passada. A Tesla solicitou que o fornecedor devolvesse o que a empresa chama de uma quantia significativa de pagamentos feitos desde 2016, de acordo com o memorando.

    O memorando da montadora, enviado por um gerente global de suprimento, descreveu o pedido como essencial para a operação contínua da Tesla e o caracterizou como um investimento na montadora para continuar o crescimento de longo prazo dos dois participantes.

    Embora a Tesla tenha dito no memorando que todos os fornecedores estavam sendo solicitados a ajudá-la a se tornar rentável, não está claro quantos receberam um pedido de desconto nos valores de gastos contratados retroativamente. Alguns fornecedores contatados sobre o pedido disseram que não estavam cientes de tal demanda.

    A Tesla se recusou a comentar o memorando específico. Mas confirmou que está buscando reduções de preços de fornecedores para projetos, alguns dos quais datam de 2016, e alguns dos quais ainda não foram aceitos. A empresa disse que os pedidos fazem parte das negociações de compras para melhorar a sua vantagem competitiva, especialmente à medida que aumenta a produção do Modelo 3. Fonte: Dow Jones Newswires.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Tesla pede a fornecedores dinheiro de volta para ajudá-la a se tornar rentável appeared first on JBr..

    Homem é preso após arrancar parte da orelha da esposa com mordida


    Um homem de 30 anos foi preso suspeito de arrancar parte da orelha da esposa com uma mordida, no último dia 16, em Águas Lindas de Goiás, Região Metropolitana do DF. De acordo com a Polícia Civil, a agressão ocorreu durante uma briga do casal. Logo...

    Um homem de 30 anos foi preso suspeito de arrancar parte da orelha da esposa com uma mordida, no último dia 16, em Águas Lindas de Goiás, Região Metropolitana do DF. De acordo com a Polícia Civil, a agressão ocorreu durante uma briga do casal.

    Logo após ser agredida, a vítima acionou a polícia e o homem foi preso enquanto dormia na residência deles, no Setor Sol Nascente. Em depoimento, o homem negou as acusações.

    Segundo boletim de ocorrência, durante uma discussão, o suspeito mordeu a orelha da vítima com força e arrancou um pedaço. O motivo da briga não foi revelado.

    Agentes foram até a residência do casal e revelaram que o local estava totalmente revirado e com muitos móveis quebrados. Os policiais ainda tentaram fazer uma busca pela casa para tentar encontrar o pedaço arrancado, mas não localizaram.

    O homem preso pela Lei Maria da Penha. A corporação informou que ele já tinha passagens por lesão corporal e ameaça a parentes.

    The post Homem é preso após arrancar parte da orelha da esposa com mordida appeared first on JBr..

    Turista morre afogado ao pular de ponte no Lago Paranoá

    Turista morre afogado ao pular de ponte no Lago Paranoá


    Rafaella [email protected] Um jovem de 23 anos morreu após pular da Ponte Honestino Guimarães neste domingo (22). Morador da cidade de Pelotas (RS), o turista saltou com mais dois amigos — uma moça, de Goiânia, e um rapaz...

    Rafaella Panceri
    [email protected]

    Um jovem de 23 anos morreu após pular da Ponte Honestino Guimarães neste domingo (22). Morador da cidade de Pelotas (RS), o turista saltou com mais dois amigos — uma moça, de Goiânia, e um rapaz brasiliense. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele se afogou, mas a causa da morte será confirmada pelo laudo do Instituto de Medicina Legal. Os bombeiros tentaram reanimá-lo no local por cerca de uma hora, sem sucesso.

    “O grupo combinou de vir ao local por meio das redes sociais. Não sabemos se havia mais pessoas. Três pularam. O afogamento pode ter várias causas, como alimentação, fraturas, lesões medulares e ou mesmo pânico”, explica o major do Corpo de Bombeiros Gildomar Alves.

    Os amigos relataram aos militares que tentaram segurar o rapaz e tirá-lo da água após perceberem que ele não reagia, mas o jovem estava desmaiado. Minutos depois, sem forças para conduzi-lo até a margem, chamaram o Corpo de Bombeiros.

    Turista morre afogado no Lago Paranoá. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

    Dois mergulhadores retiraram o jovem da água em cerca de um minuto. A equipe tentou reanimá-lo com massagem cardíaca e injeções de adrenalina durante uma hora, mas ele veio a óbito.

    “Eles gritaram por socorro, mas, como estavam distantes da terra firme, ninguém escutava”, diz o major.

    Traumatizados, os colegas preferiram não dar entrevista. Os pais de um deles daria a notícia à família, em Pelotas (RS). O casal também não quis conversar com a reportagem.

    Diversão e risco
    O major Gildomar Alves destaca que não é recomendado saltar de pontes no Lago Paranoá. “Há riscos na atividade, como a altura. Pode haver fratura, a pessoa pode desfalecer e entrar em pânico”, descreve.

    “O fundo do lago é irregular. Em curtas distâncias, há uma grande variação de profundidade. É recomendado evitar o desconhecido. Na maioria dos casos de afogamento, a vítima sabe nadar”, alerta.

    The post Turista morre afogado ao pular de ponte no Lago Paranoá appeared first on JBr..

    Cuba aprova nova Constituição e fará consulta popular entre agosto e novembro


    O texto que renova a Constituição cubana entrará em consulta popular a partir de agosto, antes de retornar ao Parlamento no fim do ano. Após dois dias de sessões, os deputados aprovaram neste domingo o anteprojeto da Carta Magna que procura reformar...

    O texto que renova a Constituição cubana entrará em consulta popular a partir de agosto, antes de retornar ao Parlamento no fim do ano. Após dois dias de sessões, os deputados aprovaram neste domingo o anteprojeto da Carta Magna que procura reformar a que está em vigor desde 1976. Os mais de 600 deputados da Assembleia Nacional do Poder Popular decidiram que a Constituição passará por um processo de consulta em todo o país entre 13 de agosto e 15 de novembro.

    O projeto estabelece, entre outras coisas, o reconhecimento da propriedade privada, autoriza a contratação de pessoal e abre espaço para casamento entre pessoas do mesmo sexo, entre outros assuntos, enquanto mantém a primazia do Partido Comunista de Cuba (PCC) como a organização que guia a sociedade e com predomínio da empresa estatal socialista.

    O novo texto da Constituição também estabelece a criação da figura

    de um primeiro-ministro e um vice-presidente no governo e introduz a função de governadores das províncias.

    A sessão, na qual esteve presente o ex-presidente Raúl Castro – que também atua como secretário do Partido Comunista de Cuba -, foi encerrada com um discurso do seu sucessor Miguel Diaz-Canel. “Cada cubano poderá expressar livremente suas opiniões e contribuir para alcançar um texto constitucional que reflita o hoje e o futuro do país”, disse. Fonte: Associated Press.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Cuba aprova nova Constituição e fará consulta popular entre agosto e novembro appeared first on JBr..

    Líder do PSB na Câmara descarta candidatura própria


    Líder do PSB na Câmara, o deputado Tadeu Alencar (PE) diz que o partido condiciona a aliança com o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT) na disputa presidencial à adesão de outras legendas de esquerda à candidatura do pedetista. Ex-secretário da...

    Líder do PSB na Câmara, o deputado Tadeu Alencar (PE) diz que o partido condiciona a aliança com o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT) na disputa presidencial à adesão de outras legendas de esquerda à candidatura do pedetista. Ex-secretário da Casa Civil e procurador-geral do Estado no governo Eduardo Campos, em Pernambuco, Alencar avalia que Ciro se iludiu ao flertar com o Centrão: “É ilusão desejar representar a casa alheia. Boa parte desse bloco é a base do Temer e de muitos outros governos”.

    O parlamentar afirma que a adesão do bloco DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade a Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB, prejudicou os planos do deputado Jair Bolsonaro (RJ), nome do PSL para disputar o Planalto, e deveria alertar a esquerda para tomar uma decisão pragmática: “Deveria sugerir às esquerdas um pragmatismo saudável de perseguir uma aliança”. Ele rechaça a possibilidade de o PSB lançar uma candidatura própria e afirma que a neutralidade seria apenas aparente.

    Que rumo o PSB deve tomar na disputa presidencial?

    O PSB adotou uma posição de figurar no campo político que corresponde à sua genética, que é o progressista, de centro-esquerda. Essa baliza nos impõe certos limites. Não tendo sido possível uma candidatura própria como seria desejável, apoiaremos o candidato que mais acumular força nesse campo.

    O que significa para o PSB ficar neutro? É possível ainda lançar candidato próprio?

    Tínhamos um líder e um programa em 2014 (Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco morto em acidente aéreo naquele ano) Hoje só temos o programa, que está atualizado, contemporâneo a esse ambiente de crise. Mas, convenhamos, a 15 dias de deliberar sobre o tema, não creio na possibilidade de candidatura própria. E a neutralidade é só aparente. Uma eleição em dois turnos permite que cada força política se apresente com a cor do seu cordão: ora vermelho, ora azul, ora amarelo. Não sendo possível, mais do que nos candidatos, devemos apostar no campo político. Esse é o jogo.

    O PSB trabalha com o nome de Renata Campos como opção eleitoral?

    Renata Campos, desde a juventude, é uma militante do Partido Socialista Brasileiro e ajuda a manter o nosso partido fiel aos seus compromissos históricos. Poderia disputar qualquer cargo, mas não deseja fazê-lo. Nós respeitamos. Tem um estilo reservado, mas abundante em simpatia com as pessoas mais simples

    O que a aliança do Centrão com Alckmin muda?

    Deve ter deixado o Bolsonaro em desamparo, em perfeito abandono. E deveria sugerir às esquerdas um pragmatismo saudável de perseguir uma aliança, que nos permita agir em bloco, passar para o segundo turno, vencer e governar.

    Ciro Gomes saiu fragilizado após ser preterido pelo Centrão?

    Acho que o Ciro se fortalece no seu próprio campo, pois o outro lado já tem dono. É ilusão desejar representar a casa alheia, embora devamos incorporar, mantida a diretriz política, setores que busquem renovação e não apenas os que querem estar num vagão promissor. Boa parte desse bloco é a base do Temer e de muitos outros governos.

    O que faria o PSB fechar com Ciro?

    Uma reunião do campo progressista e democrático em torno do Ciro É um quadro político de expressão, com coragem cívica invejável, além de já ter integrado o PSB. Tem quem defenda aliança com Ciro e quem defenda aliança com o PT de Lula. É um debate que ainda não se findou.

    O fato de o PT insistir em Lula hoje atrapalha ou favorece uma composição?

    O PT tem todo direito de defender a candidatura do Lula até o limite. O tempo dirá se a estratégia está correta.

    O PSB considera apoiar o PT nacionalmente sem passar pelas alianças regionais?

    O PSB vai deliberar no dia 30, na reunião do Diretório Nacional, e no Congresso do partido, no dia 5 de agosto. Individualmente nenhum Estado tem força para impor ao conjunto do partido uma posição. Ela terá que ser negociada, sendo a unidade partidária a sua meta-síntese. Não há clima para uma conflagração. E a não adoção de uma coligação formal, nacional, permite arranjos regionais, que são legítimos.

    Em Pernambuco, haverá composição do governador Paulo Câmara (PSB) com o PT, da vereadora Marília Arraes?

    O governador Paulo Câmara expressou a posição de Pernambuco com clareza: trabalhamos por uma aliança com o PT e vamos defender essa posição na esfera decisória nacional, presente a ideia de fortalecer uma aliança de centro-esquerda. Isso é fundamental.

    Mas, quanto a Pernambuco, vou dar uma opinião em caráter estritamente pessoal: acho que faria bem ao Estado um debate e a disputa de três candidatos que reconhecem o papel do ex-presidente Lula (condenado e preso pela Operação Lava Jato) na diminuição das desigualdades no Brasil. Será interessante cotejar as ideias e avaliar as ações concretas dos três candidatos.

    The post Líder do PSB na Câmara descarta candidatura própria appeared first on JBr..

    Um de cada 6 congressistas gasta cota com doador


    Ao menos 92 deputados e senadores gastaram parte de suas verbas de gabinete com serviços fornecidos por pessoas ou empresas que fizeram doações em suas campanhas eleitorais. Um cruzamento de dados de doações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com...

    Ao menos 92 deputados e senadores gastaram parte de suas verbas de gabinete com serviços fornecidos por pessoas ou empresas que fizeram doações em suas campanhas eleitorais. Um cruzamento de dados de doações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os gastos da Câmara dos Deputados e Senado aponta um benefício “cruzado” de R$ 2,5 milhões distribuído entre esses parlamentares aos seus doadores

    Analistas ouvidos pelo jornal “O Estado de S. Paulo” apontam que não há crime ou irregularidade automática, mas que há o risco de que esses “gastos cruzados” possam ocultar benefícios indevidos. Outra crítica é que este tipo de apoio aos parlamentares acaba virando uma espécie de acordo comercial, sem interesse público.

    Em quase metade dos casos (40) identificados pela reportagem, esses doadores receberam mais do que passaram às campanhas dos parlamentares, ou seja, o valor recebido em troca de serviços foi maior do que o doado – em um dos casos, 36 vezes maior. Os serviços mais adquiridos são os de gráficas, locadoras de veículos e gastos com postos de gasolina.

    O senador e pré-candidato ao governo de Rondônia Acir Gurgacz (PDT) aparece no topo da lista. O seu gabinete destinou R$ 392,9 mil em pagamentos a Gilberto Piselo do Nascimento, que também é seu suplente e chegou a assumir o mandato por um curto período em 2016. O valor teve como destino o aluguel de imóvel do suplente para uso como escritório político do senador. Em fevereiro, Gurgacz foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão em regime semiaberto e suspensão dos direitos políticos por crimes contra o sistema financeiro pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, mas segue no mandato.

    Nem sempre o valor gasto pelos parlamentares atinge o da doação feita. O deputado federal Weliton Prado (Pros-MG), por exemplo, recebeu R$ 416,2 mil em doações da Sempre Editora Ltda, que tem como sócio o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (Podemos-MG). Ao menos outros dez parlamentares usaram os serviços da editora. Somente em um dos casos os gastos superaram a doação – com o deputado federal Toninho Pinheiro (PP-MG), que recebeu R$ 1,9 mil e gastou R$ 20,8 mil de sua cota com a empresa.

    Transparência

    O professor de Direito da FGV-SP Caros Ari Sundfeld avalia que não há uma proibição formal para que os parlamentares usem serviços de seus doadores, mas ressalta que esse tipo de gasto acende um alerta. “Esse tipo de gasto levanta preocupações, pois pode haver uma escolha indevida, um preço indevido ou até uma situação de não prestação de serviços”. Para ele é necessário uma regulamentação: “Não há proibição, mas talvez devesse existir.”

    Embora as doações de empresas estejam vetadas, o risco é que o problema continue com doadores de pessoa física. O cientista político Hilton Cesário Fernandes, professor da pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), diz que esse tipo de doação enfraquece o caráter democrático das eleições. “É evidente que existe um interesse entre o prestador de serviço eleger determinada pessoa só para ser contratado, o que não é de interesse público, mas sim um negócio.”

    The post Um de cada 6 congressistas gasta cota com doador appeared first on JBr..

    Xi Jinping visita Ruanda em segunda parada de viagem à África


    O presidente da China, Xi Jinping, chegou a Ruanda, a segunda parada da sua visita à África. O presidente de Ruanda, Paul Kagame, recebeu Xi como o primeiro presidente chinês a visitar o país da África Oriental. Na segunda-feira, Xi deve visitar um...

    O presidente da China, Xi Jinping, chegou a Ruanda, a segunda parada da sua visita à África. O presidente de Ruanda, Paul Kagame, recebeu Xi como o primeiro presidente chinês a visitar o país da África Oriental. Na segunda-feira, Xi deve visitar um memorial do genocídio de Ruanda de 1994 e assinar acordos bilaterais.

    O líder chinês segue então para a África do Sul para participar de uma cúpula das economias emergentes do Brics que começa na quarta-feira. Depois disso, Xi vai visitar as Ilhas Maurício.

    A China é o maior parceiro comercial de África e procura agora estreitar os laços militares. A China inaugurou a sua primeira base militar no continente no ano passado em Djibouti. Fonte: Associated Press.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Xi Jinping visita Ruanda em segunda parada de viagem à África appeared first on JBr..

    Assessor de segurança de Macron é acusado formalmente após má conduta em protesto


    Um dos principais assessores de segurança do presidente da França, Emmanuel Macron, foi acusado formalmente depois que um vídeo mostrou que ele havia agredido um manifestante em um protesto. As acusações múltiplas contra Alexandre Benalla incluem...

    Um dos principais assessores de segurança do presidente da França, Emmanuel Macron, foi acusado formalmente depois que um vídeo mostrou que ele havia agredido um manifestante em um protesto. As acusações múltiplas contra Alexandre Benalla incluem violência, interferência no exercício do cargo público e exibição pública não autorizada de insígnias oficiais.

    O vídeo divulgado pelo jornal Le Monde na quarta-feira provocou a primeira grande crise política para Macron desde que ele assumiu o cargo no ano passado. Legisladores e oponentes políticos do presidente questionaram por que Benalla não foi demitido quando autoridades presidenciais souberam do espancamento meses atrás.

    A gravação mostra Benalla, que não é policial, usando um capacete da polícia no protesto de 1º de maio. Cercado pela polícia antimotim, ele brutalmente arrastou uma mulher da multidão e depois bateu repetidamente em um jovem manifestante no chão. O homem pode ser ouvido no vídeo implorando a Benalla para parar.

    O palácio presidencial iniciou o processo para demitir Benalla na sexta-feira, e investigadores fizeram buscas em sua casa no sábado. O gabinete de Macron disse que Benalla deveria estar acompanhando os oficiais ao protesto de maio como observador.

    O gabinete do presidente tem sido alvo de críticas desde que revelou que sabia sobre o ataque antes da semana passada. Benalla inicialmente recebeu apenas uma suspensão de duas semanas e ainda tinha um escritório no palácio presidencial dois meses após o espancamento. Fonte: Associated Press.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Assessor de segurança de Macron é acusado formalmente após má conduta em protesto appeared first on JBr..

    Detentos fogem de presídio em Cristalina após abrirem buraco no teto


    Quatro presos fugiram da cadeia municipal de Cristalina, Região Metropolitana do DF, após abrirem um buraco no teto da cela. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu na madrugada de sábado (21). A fim de evitar uma fuga em massa, agentes...

    Quatro presos fugiram da cadeia municipal de Cristalina, Região Metropolitana do DF, após abrirem um buraco no teto da cela. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu na madrugada de sábado (21). A fim de evitar uma fuga em massa, agentes penitenciários cercaram o local e fizeram diversos disparos de advertência.

    Durante vistoria no interior da cadeia, carcereiros se depararam com o buraco no teto, além de três celas com as grades serradas. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás (DGAP) informou que uma sindicância será aberta para apurar os fatos.

    O grupo, que estava a bordo de um VW Polo, é suspeito ainda de assaltar um ônibus durante a fuga. Segundo a corporação, o assalto ocorreu na BR-040. Em depoimento, os passageiros e o motorista do coletivo contaram que tiveram os pertences pessoais levados por assaltantes armados. Uma das vítimas chegou a ser agredida.

    Um deles foi recapturado pela Polícia Militar horas depois com uma arma de fogo. Os demais integrantes continuam foragidos.

    The post Detentos fogem de presídio em Cristalina após abrirem buraco no teto appeared first on JBr..

    Alckmin encontra Paulinho e dirigentes sindicais em SP


    O pré-candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, se reuniu na tarde deste domingo, 22, com o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (Solidariedade), e com dirigentes sindicais para discutir a proposta do Centrão para o...

    O pré-candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, se reuniu na tarde deste domingo, 22, com o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (Solidariedade), e com dirigentes sindicais para discutir a proposta do Centrão para o financiamento de centrais trabalhistas.

    No sábado, uma declaração no Twitter do presidenciável contra “a volta da contribuição sindical” causou atrito com o bloco, levando o ex-governador paulista a falar em “uma trapalhada de assessores” das redes sociais.

    Na reunião com Alckmin, estiveram presentes dois secretários do governador de São Paulo, Márcio França (PSB): o do Trabalho, Cícero Firmino da Silva, conhecido como Cícero Martinha – presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá -, e o da Justiça, Márcio Elias Rosa (PSB), titular da pasta desde que Alckmin era governador do Estado.

    Também participaram Luiz Antonio Adriano da Silva, o Luizão – que antecedeu Martinha na administração estadual e é secretário-geral do Solidariedade , e Eunice Cabral, secretária nacional da Mulher no partido.

    A proposta permite que negociações trabalhistas aprovadas em assembleia gerem uma contribuição sindical a ser descontada de todos os trabalhadores beneficiados pelo acordo. Para o Solidariedade, as assembleias teriam de ter a presença de ao menos 20% dos trabalhadores da categoria.

    Elias Rosa, que assessorou Alckmin na reunião, levou um texto contendo as linhas gerais da proposta. A versão final deverá ser divulgada formalmente pelo Centrão no início desta semana e precisará ser aprovada na forma de lei.

    O bloco reúne, além do Solidariedade, os partidos DEM, PP, PR, PRB. De acordo com Paulinho da Força, o grupo espera contar com pelo menos 230 deputados eleitos. Ainda segundo o deputado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), chegou a propor, antes que o impasse com Alckmin fosse resolvido, aprovar a contribuição sindical já em novembro. Estudou-se a possibilidade de adaptar nesse sentido um projeto do próprio Paulinho, que está sob a relatoria do Bebeto Galvão (PSB-BA).

    Apoio

    No domingo pela manhã, Paulinho participou da convenção estadual do Solidariedade, que formalizou apoio à reeleição do governador Márcio França.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Alckmin encontra Paulinho e dirigentes sindicais em SP appeared first on JBr..

    Fies: hoje é o último dia para inscrições do segundo semestre


    Termina hoje (22) o prazo para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para vagas no segundo semestre deste ano. Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, das quais 50 mil com juro zero. Os interessados podem se inscrever no site do...

    Termina hoje (22) o prazo para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para vagas no segundo semestre deste ano. Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, das quais 50 mil com juro zero. Os interessados podem se inscrever no site do programa na internet.

    Pode concorrer às vagas do Fies quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos, além de nota maior que zero na redação. O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas que tenham avaliação positiva do Ministério da Educação.

    Modalidades

    O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar do candidato. A modalidade que tem juro zero destina-se a candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil.

    A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capitaentre três e cinco salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

    O resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 27 deste mês, em chamada única. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 deste mês e, em seguida, fechar a contratação do financiamento.

    No caso dos estudantes inscritos no P-Fies, não haverá lista de espera. Os demais candidatos poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto.

    The post Fies: hoje é o último dia para inscrições do segundo semestre appeared first on JBr..

    Marcelo Adnet leva sua mulher para ‘Tamanho Família’ e surpreende internautas


    O Tamanho Família deste domingo contou com a presença de Mateus Solano e Marcelo Adnet e suas respectivas família, e um detalhe chamou a atenção de muitos telespectadores: o novo relacionamento de Adnet. O humorista, que se separou de Dani Calabresa...

    O Tamanho Família deste domingo contou com a presença de Mateus Solano e Marcelo Adnet e suas respectivas família, e um detalhe chamou a atenção de muitos telespectadores: o novo relacionamento de Adnet.

    O humorista, que se separou de Dani Calabresa em abril de 2017, levou Patrícia Cardoso ao programa e a apresentou como sua mulher, além de sua mãe, Regina.

    No Twitter, várias pessoas reagiram com surpresa sobre o novo relacionamento.

    Não sabia que o Adnet tinha casado novamente após o término com a Calabresa. #TamanhoFamília

    — matheus (@theuswhy) 22 de julho de 2018

    O adnet separou da Dani calabresa esses dias e já casou com essa Patrícia? A fila não andou, voou hahahahs #TamanhoFamilia

    — Alex (@alexcranio2003) 22 de julho de 2018

    Eu tô mt tia da internet que não sabia que o Adnet tinha casado de novo depois do termino com a Calabresa ou vcs tbm não sabia?!#TamanhoFamilia

    — Maju (@themjulia) 22 de julho de 2018

    Ia morrer sem saber que o Adnet casou de novo, gente. #TamanhoFamília

    — Giselle 🌴☀️💜 (@gicarneiro92) 22 de julho de 2018

    The post Marcelo Adnet leva sua mulher para ‘Tamanho Família’ e surpreende internautas appeared first on JBr..

    EUA: aprovação de Trump sobe a 45%, diz pesquisa de Wall Street Journal/NBC News


    O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu para 45%, segundo nova pesquisa conjunta de Wall Street Journal/NBC News, a marca mais alta de sua presidência e 1 ponto porcentual a mais do que em junho. A pesquisa foi...

    O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu para 45%, segundo nova pesquisa conjunta de Wall Street Journal/NBC News, a marca mais alta de sua presidência e 1 ponto porcentual a mais do que em junho. A pesquisa foi realizada em um período de quatro dias que começou em 15 de julho, um dia antes da entrevista coletiva com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na qual Trump questionou a conclusão das agências de inteligência norte-americanas de que a Rússia interferiu nas eleições de 2016.

    Trump tinha o apoio de 88% dos eleitores republicanos. Dos quatro ocupantes anteriores da Casa Branca, apenas George W. Bush, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, teve um índice de aprovação maior dentro de seu próprio partido em igual período de sua presidência.

    A pesquisa também apontou que os democratas lideram em 6 pontos percentuais na pergunta sobre qual partido deve controlar o próximo Congresso, abaixo da vantagem de 10 pontos em junho e 7 pontos em abril. Cerca de 49% dos eleitores na nova pesquisa disseram que os democratas devem liderar o próximo Congresso, enquanto 43% favoreciam o Partido Republicano.

    A maioria dos eleitores registrados – cerca de 51% – não aprova a relação entre Washington e Moscou, e uma porcentagem crescente de eleitores diz que Trump tem sido amigável demais com Putin. A pesquisa indica ainda que 65% dos eleitores acreditam que a Rússia interferiu na eleição de 2016, um aumento de 8 pontos percentuais ante junho de 2017.

    Entre os que concordam com as agências de inteligência norte-americanas de que a Rússia interveio na eleição, um número crescente diz que o movimento favoreceu Trump na disputa eleitoral – cerca de 30%, ante 24% em junho do ano passado. Uma das maiores mudanças de opinião sobre essa questão surgiu entre as mulheres de 50 anos ou mais. No grupo que acredita que a Rússia interferiu na eleição, 45% disseram que Trump teria perdido sem a Rússia, acima dos 22% de um ano atrás.

    A gestão de questões de imigração de Trump continua sendo outro motivo potencial para preocupação. A maioria dos eleitores dos EUA, 51%, desaprovam o manejo de segurança de fronteira de Trump, e 58% não gostam de como o governo tratou pais e crianças separados depois de entrar ilegalmente no país.

    Metade dos eleitores registrados aprova a forma como Trump lida com a economia, segundo a pesquisa, sua maior nota sobre essa questão nas pesquisas WSJ/NBC. Ao mesmo tempo, a maioria desaprova como ele lidou com questões comerciais. Segundo a pesquisa, 53% disseram que as tarifas recentemente impostas prejudicarão o norte-americano médio.

    A pesquisa WSJ/NBC entrevistou 900 eleitores registrados de 15 a 18 de julho. A margem de erro para a amostra completa é de mais ou menos 3,27 pontos percentuais. As perguntas sobre a interferência russa na eleição foram feitas apenas de 16 a 18 de julho e têm uma margem de erro de mais ou menos 3,87 pontos percentuais para a amostra completa. Fonte: Dow Jones Newswires.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post EUA: aprovação de Trump sobe a 45%, diz pesquisa de Wall Street Journal/NBC News appeared first on JBr..

    Homem é vítima de bala perdida e é socorrido por filha médica


    Uma médica precisou atender o próprio pai, após ele ter sido baleado durante uma troca de tiros entre criminosos, na manhã deste domingo (22), no Rio de Janeiro. Outras duas pessoas foram atingidas por bala perdida na região e socorridas para o...

    Uma médica precisou atender o próprio pai, após ele ter sido baleado durante uma troca de tiros entre criminosos, na manhã deste domingo (22), no Rio de Janeiro. Outras duas pessoas foram atingidas por bala perdida na região e socorridas para o mesmo hospital.

    De acordo com a Polícia Militar, enquanto roubavam o carro de um casal, bandidos de uma comunidade próxima começaram a atirar na direção dos ladrões, que reagiram. A mulher do motorista, um engenheiro de 60 anos, registrou ocorrência na 34ª DP. No local, a professora aposentada contou aos policiais que sua filha, que é médica, atendeu o próprio pai quando ele chegou à unidade de saúde.

    Outros dois pedestres também foram baleados. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, os três pacientes passam por exames.

    The post Homem é vítima de bala perdida e é socorrido por filha médica appeared first on JBr..

    Deputado estadual do Paraná morre em acidente aéreo


    O deputado estadual do Paraná Bernardo Ribas Carli (PSDB) morreu na manhã deste domingo, 22, após ser vítima de um acidente aéreo no trajeto entre a cidade de Guarapuava, na região dos Campos Gerais, e União da Vitória, no sul do Estado. O...

    O deputado estadual do Paraná Bernardo Ribas Carli (PSDB) morreu na manhã deste domingo, 22, após ser vítima de um acidente aéreo no trajeto entre a cidade de Guarapuava, na região dos Campos Gerais, e União da Vitória, no sul do Estado. O monomotor caiu na cidade de Paula Freitas, a 20 quilômetros do destino final da viagem.

    O acidente também matou o piloto e o copiloto da aeronave, que não foram identificados. Segundo a assessoria do deputado Plauto Miró (DEM), tio de Bernardo, o político participaria da 62ª Festa dos Motoristas, na Paróquia Nossa Senhora de Salete, em União da Vitória, a convite do prefeito da cidade, Santin Roveda.

    Bernardo faz parte do clã Carli, família com tradição política na região de Guarapuava. Seu pai, Fernando Carli, é ex-prefeito da cidade. Ele é irmão do ex-deputado estadual Ribas Carli Filho, conhecido por ter se envolvido em um acidente de trânsito que vitimou Gilmar Rafael, filho da deputada federal Christiane Yared (PR), em 2009. Um júri condenou o ex-deputado, em fevereiro de 2018, por duplo homicídio com dolo eventual a 9 anos e quatro meses de prisão. Ele aguarda julgamento de recursos em liberdade.

    A Assembleia Legislativa do Paraná e o governo do Estado declararam luto oficial de três dias em razão da morte do parlamentar.

    Trajetória

    Bernardo Ribas Carli tinha 32 anos e estava em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa (Alep). Nascido em Guarapuava e graduado em administração de empresas, foi presidente da Comissão de Esportes da Alep e coordenador da Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica.

    Repercussão

    O ex-governador Beto Richa (PSDB) afirmou pelo Twitter estar abalado com a morte do deputado. “Estou profundamente abalado com a notícia. Que Deus, na sua imensa benevolência, conforte a família neste momento”, escreveu.

    A governadora Cida Borghetti (PP) também demonstrou pesar pelas redes sociais. “Sentirei muita falta do seu sorriso contagiante, da alegria e da forma respeitosa como tratava as pessoas ao seu redor”, afirmou.

    O PSDB lamentou a morte do deputado por meio de nota. “Bernardo fazia parte de uma nova geração de políticos, que deixa como legado o trabalho sério inovador e competente.”

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Deputado estadual do Paraná morre em acidente aéreo appeared first on JBr..

    Mulher dá à luz em lanchonete e filha ganha comida de graça para sempre


    Um casal de San Antonio, nos Estados Unidos, foi a uma unidade da rede de lanchonetes Chick-fil-A quando, de repente, a mulher deu à luz. Por conta disso, a rede disse que a filha poderá comer lá de graça para sempre e ainda garantiu um emprego...

    Um casal de San Antonio, nos Estados Unidos, foi a uma unidade da rede de lanchonetes Chick-fil-A quando, de repente, a mulher deu à luz. Por conta disso, a rede disse que a filha poderá comer lá de graça para sempre e ainda garantiu um emprego quando ela completar 14 anos.

    Tudo começou quando Falon Griffin, que estava grávida, começou a sentir intensas contrações na noite de terça-feira, então ela e o marido, Robert, foram ao hospital. Mas, no caminho, o casal parou em uma unidade do Chick-fil-A para deixar suas duas filhas com um casal de amigos.

    A lanchonete estava fechada, mas os funcionários deixaram Falon entrar para usar o banheiro. Foi aí que ela entrou em trabalho de parto. “Eu estava prestes a ligar para a emergência, eu abro a porta e ela está lá gritando”, disse Brenda Enriquez, a diretora da lanchonete, à ABC.

    A gravidez de Falon era considerada de alto risco, o que deixou a situação ainda mais preocupante. Por sorte, Robert soube lidar bem com o trabalho de parto inesperado. “Eu parei a bebê quando chegou no ombro, porque eu vi o que parecia ser um enforcamento: era o cordão umbilical que estava preso em seu pescoço”, disse Robert. Ele conseguiu desenrolar o cordão e trouxe Gracelyn ao mundo.

    A emergência chegou e a mãe e a bebê foram levadas ao hospital, onde estão internadas e fora de risco. Como resultado do parto na lanchonete, a Chick-fil-A ofereceu comida de graça para ela por toda a vida.

    The post Mulher dá à luz em lanchonete e filha ganha comida de graça para sempre appeared first on JBr..

    Há 55 anos, estreava 1ª novela diária da TV brasileira; relembre


    Há 55 anos, ia ao ar pela primeira vez 2-5499 Ocupado, considerada a pioneira das novelas como conhecemos hoje – exibidas diariamente, pela televisão. Tarcísio Meira e Glória Menezes formavam um casal no mundo da dramaturgia pela primeira vez –...

    Há 55 anos, ia ao ar pela primeira vez 2-5499 Ocupado, considerada a pioneira das novelas como conhecemos hoje – exibidas diariamente, pela televisão. Tarcísio Meira e Glória Menezes formavam um casal no mundo da dramaturgia pela primeira vez – os dois se conheceram em 1961 e se casaram dois anos depois.

    Ao todo, foram 42 capítulos exibidos entre julho e setembro de 1963. Apesar da relevância histórica, a qualidade da obra foi abertamente criticada por Tarcísio anos depois: “Era uma novela muito chata”.

    2-5499 Ocupado

    O nome da obra era referência a um número de telefone, em torno do qual girava a trama: a história de amor entre uma presidiária e um homem que era seduzido por sua voz após uma ligação por engano. Curiosamente, um homem da região sul do Brasil precisou mudar o número de seu telefone, que era justamente o mesmo do título, devido ao excesso de ligações que recebia.

    Diferente das grandes produções de hoje, foram produzidos apenas 42 capítulos, que duravam cerca de 20 minutos e geralmente tinham apenas duas cenas. Em toda novela, apareceram somente 12 personagens. No elenco, haviam nomes com Lolita Rodrigues e Neuza Amaral. “Era uma novela curta para que se tentasse fazer alguma coisa e [se] visse a reação do público”, contava Tarcísio Meira.

    A história, porém, não é brasileira: foi escrita pelo argentino Migré, e chamava-se 0597 Da Ocupado. Chegou a ganhar versões em outros países, como a Colômbia. No Brasil foi traduzida e dirigida por Tito Di Miglio e adaptada por Dulce Santucci. Em sua divulgação, a novela era anunciada como “a estranha história do impossível acontecendo”.

    A 1ª telenovela diária

    À época, as novelas não iam ao ar de segunda a sábado, como ocorre hoje. A própria 2-5499 Ocupado teve seu início sendo exibida às segundas, quartas e sextas, tornando-se diária pouco depois.

    A ideia de aumentar a frequência de exibição foi concebida pelo diretor artístico da TV Excelsior Edson Leite, que havia feito uma viagem à Argentina, onde as produções do tipo já estavam mais avançadas.

    “Resolvi ser mais ou menos louco e botar a novela diária. Coloquei a primeira e deu certo. Coloquei a segunda, me chamaram de ‘um pouco louco’. Coloquei a terceira novela diária e me chamaram de ‘mais louco'”, relembrava, anos depois.

    “Quando vim da Argentina para fazer novela no Brasil, colocamos uma novela de segunda a sábado, que foi o que, no fim, agradou ao público e deu a felicidade e as emoções que o público tanto gosta”, analisava Tito Di Miglio.

    Em vez de dois ou três capítulos semanais, pela primeira vez uma novela era exibida diariamente na televisão brasileira.

    A novela era boa?

    “Era uma novela muito chata. Muito ruim”, opinou Tarcísio Meira em entrevista à série de documentários Fazendo Novela.

    Num episódio do programa TV 60 – A História da Televisão Brasileira, da TV Brasil, o ator falava um pouco mais sobre a reação do público à trama.

    “A novela não dava nada. O horário era ‘traço’. Era hora do jantar, e ninguém via televisão na hora do jantar. Quando a novela terminou já era um enorme sucesso. 30% de ibope, e artista brasileiro dar 30% de ibope na televisão naquele tempo era milagre!”.

    Remake
    A trama ganhou um remake em 1999, chamado Louca Paixão e exibido pela Record TV, com Maurício Mattar e Karina Barum no lugar do casal principal.

    Curiosamente, Lolita Rodrigues, do elenco original de 2-5499 Ocupado, também estava presente.

    The post Há 55 anos, estreava 1ª novela diária da TV brasileira; relembre appeared first on JBr..

    Líder do PSB na Câmara descarta candidatura própria


    Líder do PSB na Câmara, o deputado Tadeu Alencar (PE) diz que o partido condiciona a aliança com o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT) na disputa presidencial à adesão de outras legendas de esquerda à candidatura do pedetista. Ex-secretário da...

    Líder do PSB na Câmara, o deputado Tadeu Alencar (PE) diz que o partido condiciona a aliança com o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT) na disputa presidencial à adesão de outras legendas de esquerda à candidatura do pedetista. Ex-secretário da Casa Civil e procurador-geral do Estado no governo Eduardo Campos, em Pernambuco, Alencar avalia que Ciro se iludiu ao flertar com o Centrão: “É ilusão desejar representar a casa alheia. Boa parte desse bloco é a base do Temer e de muitos outros governos”.

    O parlamentar afirma que a adesão do bloco DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade a Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB, prejudicou os planos do deputado Jair Bolsonaro (RJ), nome do PSL para disputar o Planalto, e deveria alertar a esquerda para tomar uma decisão pragmática: “Deveria sugerir às esquerdas um pragmatismo saudável de perseguir uma aliança”. Ele rechaça a possibilidade de o PSB lançar uma candidatura própria e afirma que a neutralidade seria apenas aparente.

    Que rumo o PSB deve tomar na disputa presidencial?

    O PSB adotou uma posição de figurar no campo político que corresponde à sua genética, que é o progressista, de centro-esquerda. Essa baliza nos impõe certos limites. Não tendo sido possível uma candidatura própria como seria desejável, apoiaremos o candidato que mais acumular força nesse campo.

    O que significa para o PSB ficar neutro? É possível ainda lançar candidato próprio?

    Tínhamos um líder e um programa em 2014 (Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco morto em acidente aéreo naquele ano). Hoje só temos o programa, que está atualizado, contemporâneo a esse ambiente de crise. Mas, convenhamos, a 15 dias de deliberar sobre o tema, não creio na possibilidade de candidatura própria. E a neutralidade é só aparente. Uma eleição em dois turnos permite que cada força política se apresente com a cor do seu cordão: ora vermelho, ora azul, ora amarelo. Não sendo possível, mais do que nos candidatos, devemos apostar no campo político. Esse é o jogo.

    O PSB trabalha com o nome de Renata Campos como opção eleitoral?

    Renata Campos, desde a juventude, é uma militante do Partido Socialista Brasileiro e ajuda a manter o nosso partido fiel aos seus compromissos históricos. Poderia disputar qualquer cargo, mas não deseja fazê-lo. Nós respeitamos. Tem um estilo reservado, mas abundante em simpatia com as pessoas mais simples.

    O que a aliança do Centrão com Alckmin muda?

    Deve ter deixado o Bolsonaro em desamparo, em perfeito abandono. E deveria sugerir às esquerdas um pragmatismo saudável de perseguir uma aliança, que nos permita agir em bloco, passar para o segundo turno, vencer e governar.

    Ciro Gomes saiu fragilizado após ser preterido pelo Centrão?

    Acho que o Ciro se fortalece no seu próprio campo, pois o outro lado já tem dono. É ilusão desejar representar a casa alheia, embora devamos incorporar, mantida a diretriz política, setores que busquem renovação e não apenas os que querem estar num vagão promissor. Boa parte desse bloco é a base do Temer e de muitos outros governos.

    O que faria o PSB fechar com Ciro?

    Uma reunião do campo progressista e democrático em torno do Ciro. É um quadro político de expressão, com coragem cívica invejável, além de já ter integrado o PSB. Tem quem defenda aliança com Ciro e quem defenda aliança com o PT de Lula. É um debate que ainda não se findou.

    O fato de o PT insistir em Lula hoje atrapalha ou favorece uma composição?

    O PT tem todo direito de defender a candidatura do Lula até o limite. O tempo dirá se a estratégia está correta.

    O PSB considera apoiar o PT nacionalmente sem passar pelas alianças regionais?

    O PSB vai deliberar no dia 30, na reunião do Diretório Nacional, e no Congresso do partido, no dia 5 de agosto. Individualmente nenhum Estado tem força para impor ao conjunto do partido uma posição. Ela terá que ser negociada, sendo a unidade partidária a sua meta-síntese. Não há clima para uma conflagração. E a não adoção de uma coligação formal, nacional, permite arranjos regionais, que são legítimos.

    Em Pernambuco, haverá composição do governador Paulo Câmara (PSB) com o PT, da vereadora Marília Arraes?

    O governador Paulo Câmara expressou a posição de Pernambuco com clareza: trabalhamos por uma aliança com o PT e vamos defender essa posição na esfera decisória nacional, presente a ideia de fortalecer uma aliança de centro-esquerda. Isso é fundamental.

    Mas, quanto a Pernambuco, vou dar uma opinião em caráter estritamente pessoal: acho que faria bem ao Estado um debate e a disputa de três candidatos que reconhecem o papel do ex-presidente Lula (condenado e preso pela Operação Lava Jato) na diminuição das desigualdades no Brasil. Será interessante cotejar as ideias e avaliar as ações concretas dos três candidatos.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Líder do PSB na Câmara descarta candidatura própria appeared first on JBr..

    Alemanha: milhares protestam contra “política do medo” para crise de imigração


    Milhares de pessoas protestaram em Munique, na Alemanha, neste domingo contra a “política do medo” na questão da imigração. A polícia disse que cerca de 15 mil pessoas participaram da marcha de domingo, que foi apoiada por sindicatos, artistas e...

    Milhares de pessoas protestaram em Munique, na Alemanha, neste domingo contra a “política do medo” na questão da imigração. A polícia disse que cerca de 15 mil pessoas participaram da marcha de domingo, que foi apoiada por sindicatos, artistas e grupos religiosos. Muitos dos manifestantes criticaram o ministro do Interior, Horst Seehofer, e seu partido conservador, União Social Cristã, por tentar fechar as fronteiras do país aos imigrantes.

    A União Social Cristã, que domina a política do Estado alemão da Bavária há décadas, teme perder votos para a Alternativa para a Alemanha (AfD), um partido anti-imigração, nas eleições locais de novembro.

    Membros do partido de Seehofer no conselho municipal de Munique tentaram

    impedir a participação de funcionários de dois teatros financiados com recursos públicos na marcha. Fonte: Associated Press.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Alemanha: milhares protestam contra “política do medo” para crise de imigração appeared first on JBr..

    Trump diz que documentos confirmam má conduta do FBI e Departamento de Justiça


    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou sem provas neste domingo que documentos recém-divulgados relacionados às escutas telefônicas contra o seu antigo assessor de campanha Carter Page “confirmam quase sem dúvidas” que agências...

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou sem provas neste domingo que documentos recém-divulgados relacionados às escutas telefônicas contra o seu antigo assessor de campanha Carter Page “confirmam quase sem dúvidas” que agências de inteligência enganaram o tribunal que aprovou o mandado autorizando as gravações.

    Mas legisladores de ambos os partidos políticos disseram que os documentos não mostram delitos e que eles parecem minar algumas alegações anteriores de Republicanos sobre os motivos da obtenção de um mandado contra Page.

    Partes visíveis dos documentos, divulgados no sábado pela Lei de Liberdade de Informação, mostram o FBI dizendo ao tribunal que Page “vem colaborando e conspirando com o governo russo”. A agência também disse ao tribunal que “o FBI acredita que Page tem sido alvo de recrutamento direcionado pelo governo russo”. Os documentos faziam parte do pedido judicial ao tribunal secreto de vigilância de inteligência estrangeira, que autorizou as escutas contra Page.

    Trump escreveu em sua conta no Twitter neste domingo que os documentos “confirmam quase sem dúvidas que o Departamento de ‘Justiça’ e o FBI enganaram os tribunais. Caça às bruxas fraudada, uma farsa!”.

    A divulgação parece solapar algumas das alegações contidas em um memorando preparado pelo presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes, o deputado Devin Nunes, no início deste ano. Nunes (Partido Republicano, Califórnia) e outros republicanos disseram que a pesquisa sobre Trump em um dossiê preparado pelo ex-agente de inteligência britânico Christopher Steele e paga pelos democratas foi usada de forma inadequada para obter o mandado de segurança para gravar as conversas de Page.

    Embora os documentos confirmem que o FBI se baseou, em parte, em informações de Steele para obter o mandado inicial, eles também mostram como o FBI informou ao tribunal sobre a provável motivação de Steele. Uma nota de rodapé no pedido de autorização apresenta a avaliação do FBI sobre a história de Steele e os possíveis interesses relacionados, acrescentando que, apesar da preocupação política, o departamento acreditava que pelo menos parte de seu relatório era “crível”.

    O deputado democrata Adam Schiff, da Califórnia, membro do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes, disse que os documentos detalham os motivos pelos quais “o FBI estava tão preocupado que Carter Page pudesse estar agindo como um agente de uma potência estrangeira”. “Foi um pedido sólido e teve renovações assinadas por quatro juízes diferentes nomeados por três presidentes republicanos diferentes”, disse Schiff no programa “This Week”, da ABC.

    O senador republicano Marco Rubio, da Flórida, também rompeu com Trump, dizendo que ele não acha que o FBI tenha feito algo errado na obtenção de mandados contra o governo. “Eu tenho uma visão diferente sobre essa questão do que o presidente e a Casa Branca”, disse Rubio no programa “Face the Nation”, da CBS. “Você tem um indivíduo aqui que se gabou abertamente de seus laços com a Rússia e os russos.” Fonte: Associated Press.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Trump diz que documentos confirmam má conduta do FBI e Departamento de Justiça appeared first on JBr..

    G-20 vê aumento da tensão comercial e pede mais diálogo entre países


    O documento final da reunião ministerial do G-20, grupo formado pelos países mais ricos do mundo, que terminou neste domingo, 22, na capital da Argentina, reconhece o aumento da tensão comercial na economia mundial, alerta para os crescentes riscos...

    O documento final da reunião ministerial do G-20, grupo formado pelos países mais ricos do mundo, que terminou neste domingo, 22, na capital da Argentina, reconhece o aumento da tensão comercial na economia mundial, alerta para os crescentes riscos dessas tensões e de questões geopolíticas para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) e pede que os países ampliem o diálogo.

    “Reconhecemos a necessidade de se intensificar o diálogo e as ações para reduzir os riscos e aumentar a confiança”, afirma o texto, elaborado depois de dois dias de reunião em Buenos Aires. Na reunião realizada em março na Argentina, o comunicado não falou de tensões comerciais.

    O documento do G-20 menciona que os países emergentes estão melhor preparados para lidar com o cenário externo mais adverso. Ao mesmo tempo, o texto destaca que estas economias enfrentam o desafio de ter que lidar com a maior volatilidade no mercado financeiro mundial e o risco das reversões dos fluxos de capital. Um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) apresentado durante a reunião ressalta que somente em maio e junho, os emergentes tiveram fuga de US$ 14 bilhões de capital externo.

    “O crescimento da economia mundial continua sendo robusto e o desemprego está no nível mais baixo em última década”, observa o texto. “Contudo, o crescimento tem sido menos sincronizado recentemente e os riscos de curto e médio prazo aumentaram”, destaca o texto. Entre estes riscos, o comunicado menciona “crescentes vulnerabilidades financeiras, as maiores tensões comerciais e geopolíticas”, além de um crescimento estrutural fraco, sobretudo em alguns países avançados, e “desequilíbrios globais”. “Vamos continuar monitorando os riscos”, ressaltam os dirigentes do G-20.

    O G-20 enfatiza no comunicado a necessidade de avanço nas reformas estruturais nos diversos países, como uma forma de se aumentar o crescimento potencial. Na reunião de março, os dirigentes se comprometem a não fazer desvalorizações cambiais competitivas de suas moedas que possam ter efeito adverso sobre a estabilidade financeira mundial. No texto divulgado neste domingo, 22, os dirigentes reafirmam esse compromisso.

    Mais cedo, o secretário internacional da Fazenda, Marcello Estevão, destacou em entrevista à imprensa estrangeira que a discussão para se elaborar o comunicado final da reunião foi “cordial”, embora tenha havido diferença de opiniões. “Todos concordamos que é preciso ter mais comércio”, disse ele. “O que estamos pedindo em geral é que as partes que estão em desacordo conversem mais e briguem menos.”

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post G-20 vê aumento da tensão comercial e pede mais diálogo entre países appeared first on JBr..

    López Obrador diz a Trump que vale a pena esforço para renegociação do Nafta


    Em uma carta conciliatória ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, disse estar pronto para iniciar uma nova etapa nas relações EUA-México e buscar um “caminho comum” sobre...

    Em uma carta conciliatória ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, disse estar pronto para iniciar uma nova etapa nas relações EUA-México e buscar um “caminho comum” sobre comércio, migração, desenvolvimento econômico e segurança.

    “Está tudo pronto para começar um novo estágio na relação de nossas sociedades com base na cooperação e prosperidade”, disse López Obrador na carta, à qual o The Wall Street Journal teve acesso. A carta foi entregue a uma delegação de autoridades do governo dos EUA que visitou a Cidade do México em 13 de julho e se reuniu com López Obrador.

    A carta foi divulgada neste domingo, dias antes de EUA, México e Canadá reiniciarem a renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). Um representante de López Obrador se juntará à comitiva mexicana a Washington D.C. na quinta-feira.

    López Obrador disse a Trump que “vale a pena fazer um esforço para concluir a renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte”. Incerteza prolongada pode retardar o investimento a médio e longo prazo, o que poderia impedir o plano de López Obrador de estimular o crescimento econômico por meio de mais projetos de infraestrutura.

    A carta, que inclui uma descrição detalhada da plataforma do novo governo mexicano, também propõe a criação de um plano de desenvolvimento que inclua os países da América Central, em um esforço para conter o fluxo de migrantes em direção ao norte. López Obrador propôs que 75% dos recursos econômicos disponíveis para o plano sejam usados para criar empregos no México e na América Central e 25% para fortalecer a segurança nas fronteiras.

    López Obrador venceu a eleição presidencial do México em 1º de julho com 53% dos votos e deve tomar posse em 1º de dezembro. A carta para Trump terminou com uma referência pessoal às carreiras dos dois políticos. “Sinto-me encorajado pelo fato de que ambos sabemos como cumprir o que prometemos e enfrentamos adversidades com sucesso. Conseguimos colocar nossos eleitores e cidadãos no centro e deslocar o establishment político”, escreveu López Obrador a Trump. Fonte: Dow Jones Newswires.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post López Obrador diz a Trump que vale a pena esforço para renegociação do Nafta appeared first on JBr..

    Bolsonaro diz que vai fundir ministérios da Fazenda e Planejamento


    O candidato do Partido Social Liberal (PSL) à Presidência da República, Jair Bolsonaro, disse neste domingo, 22, que seu programa de governo terá realismo para enfrentar as questões do cenário atual. Bolsonaro disse que vai fundir os ministérios...

    O candidato do Partido Social Liberal (PSL) à Presidência da República, Jair Bolsonaro, disse neste domingo, 22, que seu programa de governo terá realismo para enfrentar as questões do cenário atual.

    Bolsonaro disse que vai fundir os ministérios da Fazenda e do Planejamento, assim como os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, “para acabar com essa briga”, contou.

    Sobre as privatizações, o presidenciável disse que é a favor de buscar boas parcerias.

    “Alguns braços da Petrobras você pode privatizar, o miolo ainda é cedo para falar no assunto”, contou a jornalistas, em coletiva de imprensa. “Eu sou a favor de privatizar, mas não gostaria que fosse essa a tônica (do programa de governo). Senão é atestado de incompetência”, completou.

    Sobre a governabilidade que teria num futuro mandato, Bolsonaro reforçou que tem o apoio de mais de 40% dos parlamentares que integram as siglas do chamado “Centrão”. Ele disse ter se reunido em sete ou oito oportunidades com os parlamentares do “Centrão” para debater possíveis soluções para os problemas do País.

    “Seria irresponsabilidade da minha parte tentar uma eleição sem condições de governabilidade”, afirmou.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Bolsonaro diz que vai fundir ministérios da Fazenda e Planejamento appeared first on JBr..

    Afeganistão: homem-bomba mata 14 pessoas; vice-presidente sai ileso


    Um homem-bomba realizou um ataque perto do aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, neste domingo, matando 14 pessoas. O vice-presidente do país, general Abdul Rashid Dostum, que estava voltando para casa depois de mais de um ano na Turquia,...

    Um homem-bomba realizou um ataque perto do aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, neste domingo, matando 14 pessoas. O vice-presidente do país, general Abdul Rashid Dostum, que estava voltando para casa depois de mais de um ano na Turquia, escapou por pouco, disseram autoridades de segurança.

    Najib Danish, porta-voz do Ministério do Interior, disse que a explosão ocorreu perto do aeroporto de Cabul logo após o comboio do vice-presidente ter deixado o local. Dostum, um ex-líder militar uzbeque, e sua comitiva saíram ilesos, segundo Danish. Ele informou que 14 pessoas, incluindo civis e militares, foram mortos no ataque e outras 50 ficaram feridas. A afiliada local do grupo Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque à agência de notícias Amaaq.

    Em uma declaração do palácio presidencial, o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, condenou veementemente o ataque. Dostum estava passando por tratamento médico na Turquia e agora está bem e pronto para retomar o trabalho, disse o porta-voz do presidente Haroon Chakhansuri.

    Dostum deixou o Afeganistão em 2017 depois que o gabinete do procurador-geral do país iniciou uma investigação sobre alegações de que seus seguidores tinham torturado e abusado sexualmente de um ex-aliado que se tornou rival político. Desde então, ele foi barrado pelo governo de retornar ao Afeganistão. Não ficou claro se Dostum enfrentará agora quaisquer acusações. Fonte: Associated Press.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Afeganistão: homem-bomba mata 14 pessoas; vice-presidente sai ileso appeared first on JBr..

    Israel e aliados levam “Capacetes Brancos” para Jordânia


    As forças armadas israelenses em coordenação com seus aliados norte-americanos e europeus evacuaram centenas de trabalhadores de resgate sírios conhecidos como Capacetes Brancos da região de fronteira do país com a Síria, em uma operação...

    As forças armadas israelenses em coordenação com seus aliados norte-americanos e europeus evacuaram centenas de trabalhadores de resgate sírios conhecidos como Capacetes Brancos da região de fronteira do país com a Síria, em uma operação complexa e inédita. Os trabalhadores resgatados, que foram cercados de um lado por tropas hostis da Síria e do outro lado por militantes afiliados com o Estado Islâmico, foram transportados para a Jordânia, de onde devem ser reassentados para a Europa e o Canadá nas próximas semanas.

    O ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, disse que 422 voluntários dos Capacetes Brancos foram evacuados, em vez dos 800 inicialmente planejados para a operação. As Forças Armadas de Israel disseram que a operação durante a noite foi “um gesto humanitário excepcional” a pedido dos Estados Unidos e dos aliados europeus devido a uma “ameaça imediata contra as vidas (sírias)”. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou uma declaração em vídeo dizendo que o presidente dos EUA, Donald Trump, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e outros pediram que ele ajudasse a evacuar o grupo. “Estas são pessoas que salvaram vidas e cujas vidas estão agora em perigo. Eu autorizei trazê-los através de Israel para outros países como um importante gesto humanitário”, disse Netanyahu.

    O Reino Unido apontou que a operação foi possível devido aos esforços diplomáticos conjuntos, saudando os esforços dos Capacetes Brancos para salvar vidas em áreas controladas pela oposição ao governo sírio. Jeremy Hunt, secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, disse que a evacuação é uma “notícia fantástica” e agradeceu Israel e Jordânia no Twitter por atuar rapidamente. Os Capacetes Brancos, segundo ele, “são os mais corajosos entre os corajosos e, em uma situação desesperadora, é pelo menos um raio de esperança”.

    Os membros dos Capacetes Brancos e suas famílias ficaram presos ao longo

    da fronteira com as colinas de Golã ocupadas por Israel após a ofensiva do governo sírio no sudoeste da Síria, que começou em junho. Devido ao seu trabalho nas áreas da oposição, onde eram quase exclusivamente os únicos a oferecer serviços de resgate em face dos avanços militares do governo sírio, eles foram considerados o inimigo público número um pelo governo.

    A Alemanha disse que vai receber oito Capacetes Brancos que foram evacuados pelos militares israelenses. O governo alemão disse em um comunicado neste domingo que os preparativos estão em andamento para trazer os trabalhadores de resgate e um número não especificado de membros das suas famílias para a Alemanha. Fonte: Associated Press.

    Fonte: Estadao Conteudo

    The post Israel e aliados levam “Capacetes Brancos” para Jordânia appeared first on JBr..